Whatsapp ou Email Marketing? Saiba qual escolher para sua empresa

Whatsapp ou email marketing - qual o melhor?

 

Toda vez que reúno com algum cliente em potencial para apresentar nossa proposta de marketing digital, listo algumas vantagens do digital comparado ao marketing tradicional e explico algumas das estratégias que usamos para atrair clientes pela internet. Site, Produção de Conteúdo para Blog, Email Marketing e Automação de Marketing são algumas delas.

 

Me surpreendeu bastante que a primeira pergunta que alguns desses clientes fazem logo após essa explicação é: “Por que usar o email? Por que não me comunicar com meus clientes pelo Whatsapp, como já faço hoje?”.

 

Ora, pense comigo. Se você está procurando uma estratégia de Marketing Digital, significa que você pretende escalar o seu negócio, atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas, não é mesmo?

 

Talvez hoje você até consiga manter uma boa comunicação com seu público, se você possui uma média de 30 a 40 clientes por dia te chamando pelo Whatsapp para pedir informações, marcar um horário ou fazer um pedido, por exemplo.

 

Geralmente, eu respondo a pergunta do cliente com outra pergunta: “Você vai conseguir atender e dar atenção a 100, 200 clientes por dia via Whatsapp?”.

 

Esse é o momento chave em que o empresário percebe a necessidade e as vantagens do email marketing para o negócio dele.

 

Para atender mais clientes por Whatsapp, certamente seria necessário contratar mais profissionais, e possivelmente os clientes acabariam perdendo algumas etapas da jornada de compra.

 

Whatsapp ou email marketing - qual o melhor?

 

Porém, se sua empresa tem aporte para aumentar o quadro de funcionários e, mais importante, se seus clientes usam principalmente o Whatsapp para comprar, então opte pelo Whatsapp.

 

Se sua empresa ainda está crescendo e você deseja automatizar boa parte do processo de venda, invista no email marketing!

 

Vantagens do Email Marketing

 

Com o email, é perfeitamente possível informar e manter um relacionamento com dezenas, centenas ou milhares de clientes ao mesmo tempo, sem precisar de uma equipe de atendimento tão robusta, e sem perder a pessoalidade.

 

É possível escrever um email que faça o leitor ter a impressão de que o dono do negócio está fala diretamente com ele. E mandar esse email para centenas ou milhares de pessoas.

 

Email Marketing com Automação de Marketing

Se você utilizar uma ferramenta de Automação de Marketing, esse trabalho fica ainda melhor e mais escalável.

 

Vamos supor que você já identificou grande parte da jornada de compra que seu cliente percorre até o fechamento do negócio.

 

Você sabe quais são as principais dúvidas e objeções do cliente, quais informações ele precisa saber até o momento de decisão de compra e quanto tempo ele leva para decidir.

 

Nesse estágio inicial onde o consumidor está ativamente buscando informações, ele dificilmente entrará em contato com você antes de esgotar todas as fontes de conhecimento disponíveis na internet.

 

Lembre-se de que o consumidor percorre 67% da jornada de compra antes de entrar em contato com um vendedor.

 

Então como fazer para informar e ajudar o cliente que ainda nem entrou em contato com a empresa?

 

Muito simples. Se sua empresa ainda não possui um blog, está vacilando. Neste exato momento, seu cliente está pesquisando na internet sobre uma solução que sua empresa oferece.

 

Se possui blog, e já conta com uma produção de conteúdo frequente, esta é uma boa oportunidade para oferecer um conteúdo mais trabalhado e relevante a esse consumidor, em troca de dados de contato como nome e email.

 

A partir daí você pode iniciar um relacionamento com base no artigo que esse consumidor leu, no formulário que ele preencheu para obter sua oferta e nas informações dessa oferta que o interessaram.

 

Com a Automação de Marketing, você configura uma sequência de emails que será disparada a partir do momento da conversão (quando seu cliente informou os dados em troca do material).

 

E é nessa sequência de emails que você deve incluir todas as informações que esse contato deve saber para decidir pela sua marca, produto ou serviço ao invés do concorrente, tudo isso seguindo os estágios da jornada de compra.

 

Aí você me pergunta: “E como vou saber se o cliente abriu os emails?”. Não se preocupe com isso, amigo. A ferramenta de Automação de Marketing te dará todas as estatísticas de abertura de emails, cliques nos links, quais páginas do seu site esse cliente em potencial visitou e se ele está apto a comprar ou não.

 

Neste caso, você deve se preocupar apenas em oferecer conteúdo de qualidade, que case os interesses da sua empresa (vender e fidelizar clientes) com os interesses do consumidor (comprar algo que ele precise e que valha a pena).

 

O ponto chave do email marketing como canal de relacionamento é exatamente a possibilidade de escalar o negócio, oferecendo um volume maior de informações que o consumidor precisa para efetivamente tornar-se cliente.

 

E isso seguindo uma linha lógica no fornecimento destes dados, ao mesmo tempo em que evita tornar o processo maçante para o usuário.

 

Se você ainda tem dúvidas, pesquise e reflita por um momento:

 

As grandes empresas do seu segmento utilizam Email Marketing ou Whatsapp para conduzir o cliente durante a jornada de compra? Você perceberá que a maioria utiliza Email Marketing. Agora pergunte-se: Por que será?

 

Acredito que você chegou a uma conclusão. Conta aqui nos comentários qual foi.

 

Se você precisa de ajuda para descobrir o que é melhor para o seu negócio, ou busca informações mais específicas, confira nossa seção de Materiais Educativos, ou envie suas dúvidas por email.

Larissa Veloso
Segue!

Larissa Veloso

Consultora de Marketing Digital em Bravery Marketing
Empreendedora cujo objetivo é gerar bons negócios para empresas, mostrando como a nova forma de comprar revolucionou a forma de vender! É jornalista, com MBA em Marketing. Possui ainda as certificações em Inbound Marketing e RD Station pela Resultados Digitais, e em Inbound Marketing e Email Marketing pela HubSpot Academy.
Larissa Veloso
Segue!
Larissa Veloso
Larissa Veloso
Empreendedora cujo objetivo é gerar bons negócios para empresas, mostrando como a nova forma de comprar revolucionou a forma de vender! É jornalista, com MBA em Marketing. Possui ainda as certificações em Inbound Marketing e RD Station pela Resultados Digitais, e em Inbound Marketing e Email Marketing pela HubSpot Academy.
%d blogueiros gostam disto: